Atendimento

De segunda a sexta-feira

De 07h30min a 13h30min

PABX (95) 3623-6522

CREA-RR FISCALIZA  VENDA DE AGROTÓXICO

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima-CREA-RR,    esta realizando um trabalho de  fiscalização educativa e preventiva   nas lojas agropecuárias que revendem agrotóxicos. O segundo passo será a fiscalização nos respectivos estabelecimentos, como também inspecionar a aplicabilidade do receituário agronômico, caso haja,  irregularidades os estabelecimentos serão notificados e multados.

   

Na Receita deve, constar, informações do tipo de cultura, área para aplicação, utilização de equipamento de proteção individual-EPI, recomendações técnicas, manejo integrado de pragas e outras informações prescritas por um profissional, que seja engenheiro agrônomo e o mesmo tem que estar devidamente registrado no Crea.

 

As lojas agropecuárias que revendem agrotóxico, terão que, contratar um engenheiro agrônomo para orientar, diagnosticar, bem como prescrever o receituário. O principal problema enfrentado é a falta de orientação e acompanhamento técnico, pois o produtor geralmente não tem conhecimento sobre os riscos da aplicação de agrotóxicos.

 

Procedimentos necessário para elaboração de Receituário Agronômico:

 

1. Recolhimento de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), para cada 100 (cem) Receitas Agronômicas a serem emitidas

2. É de responsabilidade do profissional habilitado o cumprimento das normas vigentes para preenchimento do Receituário Agronômico.

3.Todo receituário deverá estar vinculado a uma Anotação de Responsabilidade Técnica ART.

 

4. O profissional só poderá elaborar uma nova ART se não houver nenhuma outra  ART pendente de pagamento.

 

 

AGROTOXICOS.jpg