Atendimento

De segunda a sexta-feira

De 07h30min a 13h30min

PABX (95) 3623-6522

CREA RR  INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO 
Fiscalização 01.jpeg
Fiscalização 02.jpeg

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima-CREA/RR, através da Gerência de Fiscalização, realizou ação fiscalizadora, onde  contou com a participação dos fiscais e a Gerente de Fiscalização.
O objetivo destas ações é sempre verificar se existem situações irregulares em empresas e serviços prestados e autuar os responsáveis, combatendo assim possíveis acidentes e falhas em empresas e obras urbanas e na área rural.
O Crea-RR possui a finalidade de zelar pela integridade e pela disciplina das diversas profissões nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, fiscalizando o exercício profissional e zelando pela ética no exercício das profissões regulamentadas.
Cabe ao Crea-RR, além de defender a sociedade, impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão, tanto por aquele que possua habilitação, mas não segue a conduta estabelecida, quanto para o leigo que exerce qualquer atividade cujo exercício dependa de habilitação.
Conforme o que estabelece a Lei 5.194/66, art. 1º, as obras/serviços fiscalizados pelo Crea-RR são as relacionadas com a exigência da participação de profissional da área das Engenharias e Agronomia.
Objetivos da fiscalização
O objetivo do Crea-RR, ao fiscalizar as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que representa, é salvaguardar a sociedade de possíveis danos que possam vir a ocorrer na execução do objeto fiscalizado.
A Lei 5.194/66 determina que somente os profissionais habilitados podem executar obras e serviços de Engenharia e Agronomia, e, cabe ao Crea fiscalizar seu correto cumprimento.
Essa legislação prevê que a pessoa física ou jurídica sem habilitação legal que realizar atos ou prestar serviços públicos ou privados, reservados aos profissionais da Engenharia e da Agronomia, está automaticamente enquadrada no ilícito exercício ilegal das referidas profissões. A regularidade dos serviços prestados para a sociedade é comprovada pela apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART contemplando o serviço, emitida por profissional habilitado.