A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR) realizaram nesta terça (06/07) uma cerimônia para formalizar o credenciamento no referido conselho das habilitações dos cursos do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Posagro).
A partir desta iniciativa, os mestre e doutores formados no Posagro poderão registrar-se como pós-graduados no Crea-RR, agregando mais valor para os seus títulos acadêmicos.
“Este é o resultado de um trabalho conjunto que vai somar competências profissionais aos mestres e doutores formados pelo nosso Programa de Pós-graduação em Agronomia. Agora, os egressos da UFRR terão mais habilitações para exercer profissionalmente em suas áreas de formação”, afirma o reitor José Geraldo Ticianeli.
“Estamos dando condições de outorga dessa habilitação profissional para os egressos do Posagro”, complementa o professor José Beethoven F. Barbosa, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFRR.
A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Reitoria e além do reitor e do diretor do CCA, teve participação de Wolney Parente Junior, representando o Crea-RR, e do coordenador do Posagro, professor Valdinar Ferreira Melo.
HISTÓRICO – O curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima foi criado em 1993. Foi o primeiro curso de graduação da UFRR a propor um programa de pós-graduação específico na sua área.
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR iniciou suas atividades em 2006, com a aprovação do curso de mestrado recomendado pela CAPES em junho do mesmo ano, com nota 3.
A criação do mestrado possibilitou que os profissionais das Ciências Agrárias atuantes na região pudessem capacitar-se sem sair do Estado, beneficiando egressos de diversos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal ofertados pela UFRR, UERR e Fares. O doutorado em Agronomia da UFRR começou suas atividades em março de 2014.
Desde o começo de suas atividades, o Posagro vem contribuindo para o aperfeiçoamento da capacitação dos profissionais das Ciências Agrárias no Estado, gerando conhecimentos e técnicas, melhoria da produção rural de Roraima e garantindo todas as escalas acadêmicas do ensino público e gratuito.