Em prol da sociedade, segundo vice presidente do Crea, Robson Sampaio, Diretora Primeira Tesoureira , Ivina Sanches e Equipe de Fiscalização do Conselho, realizaram vistoria, no Parque do Rio Branco, com acompanhamento do secretário adjunto de Obras do Município, Engenheiro Civil Jésus Eustáquio, Engenheiro Químico Ricardo Kronbauer e Técnico em eletrotécnica , Francisco Santana.
“Vamos até o local para verificar a montagem e se todas as estruturas têm ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento que comprova a existência de um responsável técnico, com expertise para atividade, colaborando para que o espaço ofereça mais segurança”, explicou o Segundo Vice Presidente do Crea, Engenheiro Civil, Robson Sampaio.
A ART é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais. Também caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre contratados e contratantes, e determina a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.
“Todo o Sistema elétrico da Selvinha Amazônica foi elaborado conforme normas de qualidade, padronização e segurança, principalmente o que diz na NBR 5410 e NR10. Na Fonte Interativa (área molhada) da Selvinha Amazônica todos os leds RGB responsáveis pela projeção de cor na água para a produção do efeito luminoso possuem IP68, ou seja, são específicos para trabalharem em contato direto com a água, inclusive de forma submersa e trabalham com extra baixa tensão, neste caso, tensão de 12V para os Leds RGB utilizados, todos os circuitos da Selvinha Amazônica possuem IDR (interruptor Diferencial Residual) para a proteção contra choques elétricos e fuga de corrente, bem como outros dispositivos para proteção contra curtos circuitos, sobrecargas e sobretensões elétricas. Todas as emendas foram realizadas com critérios críticos de qualidade, com a utilização de fitas de autofusão, fita comum de PVC, espaguete termo retrátil e algumas caixas de passagem foram preenchidas com parafinas para evitar umidade e contato direto da emenda com a água”. Relatou o Técnico em eletrotécnica , Francisco Santana.
Temos, além do laudo inicial do nosso engenheiro, a manutenção periódica de todos os equipamentos realizada pelos nossos técnicos, com acompanhamento dos engenheiros, e atenção especial na revisão das atividades onde se exercem maiores carga sob os equipamentos”, detalhou, Secretário Adjunto de Obras do Município, engenheiro civil, Jésus Eustáquio.