Comissão temática prevê capacitações entre Sistema, Confaeab e CNA/Senar

ctacrgeral1

Brasília, 5 de setembro de 2023.

“A aproximação de uma parceria que possibilitará muitos conhecimentos para todos os profissionais da Agronomia, ampliando a assistência técnica agronômica em todo o país, notadamente em relação à capacitação para aspectos como o crédito e o seguro rurais”. Na visão do coordenador adjunto conselheiro federal eng. agr. Alan Michel, esse é o maior fruto da 4ª Reunião Ordinária da Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATCR), realizada nestas segunda e terça (4 e 5/9), no Confea. 

A parceria envolve o Confea, a Confaeab e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cuja atuação em torno da Assistência Técnica e Gerencial já é bastante valorizada pelos profissionais do Sistema. “Apesar dessa integração já ser bastante efetiva, temos muito espaço para crescimento, não apenas para a apropriação de técnicas para produzir e gerenciar melhor a propriedade, mas para, contando com a capilaridade do Confea e da Confaeab, ampliar o acesso aos nossos editais de capacitação, favorecendo o networking dos profissionais”, explica o assessor técnico da CNA, eng. agr. Guilherme Augusto Costa Rios, especialista membro da comissão.

Participação remota do coordenador conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi na reunião da Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural

Participação remota do coordenador conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi na reunião da Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural

Além do Confea, a Confaeab também está em tratativas para o acordo de cooperação, “tendo em vista as competências singulares e até mesmo complementares de ambas as instituições”, segundo destaca o presidente da entidade, eng. agr. Kleber Santos.

Com a participação remota do coordenador eng. agr. Daniel Galafassi, a reunião contou ainda com as participações de especialistas e convidados como o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Santos, e ainda os engenheiros agrônomos conselheiro federal José Gomes Fragoso Neto e Gustavo de Faria Freitas. A assessoria técnica foi da analista da Gerência de Desenvolvimento Institucional Ana Carolina Brito. “O tema havia sido tratado na reunião de junho e voltará a ser discutido ainda no próximo mês. Nosso objetivo é que o profissional preste assistência técnica de qualidade, ampliando sua renda e oferecendo seus serviços em todo o país”, reforçou o conselheiro Alan Michel.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea