COORDENADORAS DO PROGRAMA MULHER DA REGIÃO NORTE COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO

FBIMG1655907906093

Coordenadoras do Programa Mulher da Região Norte estiveram reunidas para compartilhar experiências, fases do programa e as especificidades de cada Regional na implementação das políticas de equidade de gênero.

Ao abrir a reunião, a integrante do Comitê Gestor e conselheira eng. mec. Michele Costa Ramos falou da importante fase do Programa: “Estamos trabalhando na reformulação do Programa Mulher, que foi pensado nacionalmente. Agora, precisamos moldá-lo para as realidades estaduais. Por isso, esses encontros têm sido tão prósperos. No início do ano, conseguimos reunir - presencialmente - todas as coordenadoras no Encontro de Líderes, agora vamos repetir na Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia) em outubro. E nesse intervalo vamos realizando os encontros regionais para dar andamento à adequação do Programa Mulher”, comemorou a engenheira.

CreasNorte

De acordo com os últimos números divulgados, dos cinco estados com maior percentual de profissionais do sexo feminino registradas, quatro são da região Norte. O Crea-RR ocupa o primeiro lugar com 29% de mulheres no total, seguido do Crea-AM (25%), Crea-AC (24%) e Crea-TO (23%) Já o Crea-AP é o que tem o menor número de registro de profissionais mulheres, com 14%. 

Em consonância com os números de registradas, em que Roraima tem 29%, a coordenadora do Programa Mulher em Roraima, eng. civ. Ivina Sanches, iniciou sua apresentação celebrando por ser o Crea mais feminino. “Somos 13 conselheiras, entre titulares e suplentes. Dos 36 funcionários, 22 são mulheres”, comemorou a engenheira. A coordenadora adjunta do Programa, eng. agr. Jéssica Milanez, mostrou as iniciativas realizadas, que incluiu palestra sobre o protagonismo da mulher no convívio social. “Nosso objetivo é aumentar o engajamento e tornar a mulher mais empoderada e mais confiante”.

Da Região Norte, apenas o Crea Acre é presidido por uma mulher: Carmem Bastos Nardino. Os números do último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (2018) demonstram que, em algumas áreas da engenharia, as mulheres chegam até mesmo a ser maioria nas salas de aulas das universidades. De acordo com o estudo, as mulheres já são maioria em seis cursos: Engenharia de Alimentos (62,9%), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (59,4%) e Engenharia Têxtil (53,6%), Engenharia Química (50,8%), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (50,4%) e Engenharia Ambiental e Sanitária (50,2%). Nas demais engenharias (Civil, Mecânica e Elétrica), os homens ainda são maioria, apesar do número em ascensão da participação feminina.

Assessora da Presidência e integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher, a eng. quím. Simone Baía reforçou que os Creas têm até o final do mês para apresentar contribuições para o Fórum do Programa Mulher da 77ª Soea, que será realizada de 04 a 06 de outubro, em Goiânia (GO).