​​​​​​​CREA-RR REALIZA CURSO DE FIBRA ÓPTICA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima-CREA/RR, realiza e apoia eventos que visam a valorização das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências, além, de iniciativas que tenham como objetivo incentivar a segurança da sociedade. Nesse sentido, o Conselho realizou o curso, Fibra Óptica, no Plenário do Crea, ministrado pelo engenheiro Eletricista, Antônio Nazareno.

O Curso abordou, quando surgiu o termo “fibra óptica”, quando o holandês Heel e os ingleses Kapany e Hopkins criaram algumas fibras de vidro com revestimento para guiar luz e imagens, num equipamento chamado Fiberscope , utilizado na medicina, Com o desenvolvimento das telecomunicações, a capacidade de transmissão dos cabos coaxiais chegou a seu limite, o que causou a sua substituição gradual pelo cabo de fibra óptica. Nessa década, foram instalados os primeiros cabos submarinos, lançando a transmissão de dados transoceânica.

“Era cada vez menor a taxa de atenuação para as fibras ópticas, o que foi o fato decisivo para seu sucesso, pela possibilidade de criação de sistemas maiores e com número menor de repetidores, chegando a taxas de atenuação atuais abaixo de 0,20 dB/km”, relatou o palestrante, Antônio Nazareno.