Frente Parlamentar do BIM quer eficiência e menor preço em obras públicas

mc23414

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (30), a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (FPBIM), no Salão Negro do Congresso Nacional. O objetivo da Frente é promover ações para disseminar a importância do uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) e estimular o uso da ferramenta pelo poder público na construção de obras no país.

Em sua fala durante o lançamento, o presidente do Confea em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit, colocou à disposição a mão de obra brasileira altamente qualificada. “Representamos um contingente de mais de um milhão de profissionais. Desejo sucesso nesse trabalho e espero que o Sistema Confea/Crea possa contribuir de forma importante com a Frente Parlamentar do BIM para impulsionarmos avanços na modelagem da informação na construção, beneficiando nossa nação. Juntos, podemos alcançar resultados notáveis.”

Presidente do Confea em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Para o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente, o BIM é uma importante solução para garantir maior eficiência e economia para o país. Segundo o deputado, o BIM é a base de programas relevantes já utilizados em algumas obras e permite que o projeto seja compartilhado em todas as etapas da produção. Ele possibilita a correção de erros quase automaticamente e com isso, as obras podem ficar até 20% mais baratas e levam 30% a menos de tempo para serem concluídas.

O deputado defende que a Frente Parlamentar vai promover debates e eventos para estimular o intercâmbio dos parlamentares com empresas, órgãos de fiscalização e controle do Brasil e de outros países em busca de ampliar o uso do sistema. Júlio Lopes ainda lembrou que o BIM foi incluído como item preferencial na Lei de Licitações 14.133/2021, que entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2024. “Com a Lei de Licitações em vigor a partir de abril de 2024, as obras prioritárias que foram apresentadas também deverão estar em metodologia BIM. Nesse contexto, a Frente Parlamentar terá um papel essencial no debate para a modernização do país. Vamos acompanhar e contribuir para a execução das obras de maneira mais ágil e econômica”, declarou.

Deputado Júlio Lopes (PP-RJ)

Estiveram presentes na mesa de abertura da Frente Parlamentar, o deputado federal Julio Lopes; o diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço; o ex-deputado federal e atual secretário executivo do Ministério das cidades, Hildo Rocha; e o coordenador executivo da Frente Parlamentar do BIM, Coronel Washington Lüke.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Texto da CBIC
Com inserções do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea