Lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema será na próxima quarta, 21

selo-frente-parlamentar-profissoes-23

Brasília, 16 de junho de 2023.

Atenta à atuação legislativa em pautas relacionadas a remuneração, carreira pública e modernização de normativos da Engenharia, Agronomia e Geociências, a deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) lidera a criação da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea. O lançamento do colegiado está marcado para a próxima quarta-feira (21/6), no plenário do Confea, em Brasília (DF).

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, considera a criação da Frente Parlamentar uma expressiva valorização da categoria. “Essa iniciativa é de extrema relevância para fortalecer e ampliar a representatividade da Engenharia, Agronomia e Geociências no âmbito legislativo”, afirma, ao listar as principais demandas. “Nossa agenda parlamentar prioriza a modernização da legislação federal, a regulamentação da acreditação de empresas e certificação profissional, além da reciprocidade de registros entre brasileiros e estrangeiros.”

Presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger

Outra expectativa, segundo Krüger, é fortalecer o diálogo entre os parlamentares e o Conselho, visando à formulação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do Estado. “Ao reunir parlamentares de diferentes partidos e lideranças da área tecnológica de diversos estados, a Frente terá maior capacidade de influenciar na defesa e promoção dos interesses das profissões em todo o país, promovendo assim avanços nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade e bem-estar social”, enfatiza.

A deputada Marussa Boldrin reforça a importância da participação ativa dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências nos debates do parlamento. “São profissionais que estão inseridos no desenvolvimento público, com estudos em obras e de melhoria da qualidade de vida da população, até na iniciativa privada com estudos, empreendedorismo e evolução do mercado. Uma categoria tão diversificada como essa precisa ter sua defesa incluída na pauta do legislativo nacional”, reconhece a congressista, enumerando as prioridades que já estão em destaque. “Hoje temos pautas em debate como a assistência técnica rural, habitação de interesse social e licenciamento ambiental. E temos outros temas que precisamos colocar na agenda como o Salário Mínimo Profissional, o programa Crea Jovem, a residência técnica e a institucionalização e reestruturação da carreira pública de infraestrutura e abastecimento”, salienta Marussa.

Deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO)

Lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea

Data: quarta-feira (21/6), às 19h

Local: SEPN 508, Bloco A, Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho, Brasília (DF)