Após o sucesso da primeira fase em Salvador, a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização organizada pelo Sistema Confea/Crea avança para sua segunda etapa. Entre os dias 2 e 6 de setembro, as ações de fiscalização serão realizadas nos estados do Pará e de Roraima. O foco agora é a área agronômica, com destaque para a fiscalização de empreendimentos rurais e unidades armazenadoras de grãos.
A primeira fase, ocorrida em Salvador, de 17 a 19 de junho, foco teve como objetivo garantir a segurança do trabalho em altura, com mais de 80 vistorias em obras da construção civil. A iniciativa, que contou com a participação de fiscais de diversos estados, foi elogiada pela sua integração e pela troca de conhecimentos entre as diferentes regionais do Crea.
Na segunda fase, além da fiscalização agronômica, serão verificadas as conformidades das Normas Regulamentadoras (NR) 31, que trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura, e da NR 33, relacionada ao trabalho em espaços confinados. O gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea, Igor de Mendonça, destaca que o principal desafio será o planejamento integrado das ações entre os dois Creas envolvidos. "A expectativa é que a fiscalização educativa impulsione tanto os profissionais quanto os empreendedores a buscarem o cumprimento da legislação, reduzindo riscos sociais, ambientais e patrimoniais", afirma Mendonça.
A segunda fase da força-tarefa reforça o compromisso do Sistema Confea/Crea com a segurança e a valorização profissional em todo o Brasil.
Gabriela Arruda
Equipe de Comunicação do Confea